A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza o Festival de Encerramento das Oficinas de Serviço de Convivência e Fortalecimento. O evento será amanhã (006), às 13h30, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Juca Pedro.
O Festival contará com 27 apresentações e a presença de aproximadamente 250 pessoas que participam das atividades nos CRAS Juca Pedro, Bom Pastor, Imperial, Coordenadoria de Inclusão Social e Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial (PDST), do Nova Catanduva I.
Também haverá exposição dos trabalhos realizados pelos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa do CREAS e também dos atendidos no Centro Pop. O objetivo principal de todas as atividades e serviços oferecidos pela Assistência Social, através de seus equipamentos, é dar alternativas emancipatórias para o enfrentamento às vulnerabilidades das famílias e indivíduos.
De acordo com o Secretário de Assistência Social, Francisco Rodrigues Neto, todas as oficinas e atividades com os grupos são realizadas semanalmente com carga horária que varia de duas a quatro horas. “As oficinas são encontros previamente organizados, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias ou seus representantes visando à melhoria na qualidade de vida, identificando as potencialidades e fortalecendo os laços familiares”, afirma.
As oficinas são ações socioeducativas que visam à melhoria da convivência familiar e o fortalecimento de vínculos dos seus integrantes. Ainda de acordo com o Secretário, as oficinas buscam assegurar o direito da segurança do convívio, com vistas ao enfrentamento de situações de isolamento social, enfraquecimento ou rompimento de vínculos familiares e comunitários, situações discriminatórias e estigmatizadas, por meio de ações centradas no fortalecimento da autoestima, dos laços de solidariedade e dos sentimentos de pertencimento e coletividade.
As atividades, de caráter lúdico e interativo, propiciam trocas de experiências, vivências individuais e grupais, assim como o desenvolvimento da autonomia, promovendo maior conscientização social, cultural e cidadã. Por isso, em Catanduva, estão organizadas para atender cada grupo em sua especificidade: crianças, adolescentes, jovens, idosos, pessoas com deficiências e população de rua.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Catanduva